Pular para o conteúdo principal

Köln

Obviamente aproveitamos a viagem para conhecer Köln, não iria perder a oportunidade de conhecer a grandiosa catedral onde uma das minhas bisavós maternas foi batizada né?!! Na realidade conhecer Köln foi meio que o motivo principal de escolhermos aquela região, tinha que ser feito antes de voltarmos ao Brasil, sem sombra de dúvida! O resto dos passeios e lugares conhecidos foram puramente consequência!


---
A metrópole do Reno, Köln ou em português Colônia, é uma cidade de mais de 2000 anos de história. 

Köln foi:
- na antiguidade, capital de uma província romana e por algum tempo também residência imperial;
- na Idade Média, uma das mais importantes cidades medievais da Europa - uma metrópole - e por muito tempo a maior cidade do Império Romano-Germânico;
- no século XIX, cidade fortaleza da Prússia.
St. Andreas - uma das igrejas românicas
uma porta da St. Andreas
Römisches Nordtor
Köln foi em todos os períodos históricos uma cidade de grande importância. Por isso sua história é um marco entre as grandes cidades alemãs, da qual quase nenhuma outra pode mostrar. Uma característica única, mesmo na Europa, é que a Köln de hoje é regida do mesmo ponto de onde a Köln romana o era, já que a prefeitura foi construída no mesmo lugar e sobre as ruínas do Praetorium, o palácio do governador da província romana a partir do século I, e também os reis francos no início da Idade Média regiam a cidade daquele mesmo ponto. 
replica de um capitel que fica láááá em cima das torres,
pra ter uma idéia do tamanho

dentro do Dom
relicário dos reis magos
minha foto artística que gostei tanto!!

Köln tem o mias antigo brasão da Europa e a primeira prefeitura da Alemanha assim como o mais antigo sistema de registro de terras, chamado Schreinbücher (nomeado pela forma com que eram armazenados: dentro de recipientes, ou santuários=Schreiner), e a primeira universidade civil da Alemanha.
sininho
eu apreciando a vista do Reno lá de cima da torre sul da catedral
vista do Reno lá de cima da torre sul da catedral
Difícil encontrar outra cidade que ainda tenha sua paisagem urbana ainda tao influenciada por sua história de mais de 2000 anos, como sua estrutura viária no centro e algumas áreas reservadas à monumentos e memoriais, por exemplo parte dos muros da cidade medieval.
parte antiga da cidade com s Groß St. Martin
Groß St. Martin
Já ouviu falar em água de colônia?! Pois sim, vêm daqui!!
E essa marca 4711 é mundialmente famosa, e perfume que sempre vai em lembrar da minha querida Oma Christa
A igreja românica St. Maria im Kapitol está sobre o antigo capitólio e a igreja românica Groß St. Martin fica sobre os fundamentos de alguns armazéns do século II que ficavam logo em frente aos muros da cidade romana.
escavações acontecendo perto da Rathaus,
tem muita coisa antiga sendo descoberta por ali
torre da Rathaus
Ao longo da história também o nome da cidade mudou continuamente. Os romanos chamavam a vila fundada em 19 a.C. de Oppidum Ubiorum, e depois que recebeu o título de cidade passou a ser chamada Colonia Claudia Ara Agrippinensium, e mais tarde conhecida somente por Agrippina. Na época do francos, passou a ser chamada somente Colonia. Daí desenvolveu-se na Idade Média os nomes Coellen e Coeln, derivados do Colonia Agrippina em latim, e em tempos mais modernos Cöln e a partir de 1919 passou a vigorar Köln, ou Kölle no jeito falado.



O atrativo mais conhecido de Köln é com toda certeza a catedral! Linda e imponente! É de tirar o fôlego mesmo (e não só subindo os quinhentos e tantos degraus da torre sul!). Só a história dela seria digna de um post, mas não vou aborrecê-los tanto, quem quiser saber mais tem muitos sites pela internet afora com informações sobre a construção, sobre os órgãos, as janelas, as torres... têm informações para todos os gostos e tipos de curiosidades diferentes. Quem mora na Alemanha ainda conta com muitos documentários sobre a catedral também, eu já vi vários, e tem sempre coisa nova pra se descobrir!


Tem esse vídeo aqui, que mostra um visão 360° de alguns pontos dentro e fora do Dom, quem tiver interesse!
Os próximos são um resumão mesmo sobre a construção - para os que entendem alemão! Eu gostei muito do esquema dos vídeos! Super explicativos!





Os próximos dois são longos, pra quem está sem fazer muita coisa... ehheheh... mas vale muito a pena, tanto pela história quanto pra treinar o alemão!




---
Além disso existem na cidade pelo menos 12 igrejas românicas, queríamos visitar todas, mas não houve tempo e nem pernas suficientes parar tanto, ainda mais que além dessas no centro da cidade existem muito mais igrejas... No mapa turístico estão sinalizadas 27, só na parte central da cidade!! Dá pra imagina né?!! É muita coisa!! Passamos o dia na cidade e nao chegamos a ver tudo que nos interessava, quem dirá algum museu... E também são muitos, só pra citar os que me interessariam pessoalmente: Römisch_Germanisches Museum; Senfmuseum; Schokoladenmuseum, etc, etc... Enfim, precisa-se de muito tempo na cidade pra conhecer tudo isso e muitas outras coisas que nem citei aqui porque senão iria ficar um texto muito mais extenso. Resumindo?! Vale muito a pena conhecer Köln, opções de coisas pra ver e fazer na cidade não faltam!



Fontes; http://de.wikipedia.org/wiki/K%C3%B6ln;
http://www.guenter-lehnen-koeln.de/Koeln-Geschichte.html

Comentários

  1. Ai que vontade de conhecer Koln!! Sempre que se referem a esta cidade me lembro automaticamente da catedral. A Alemanha é mesmo um país incrível!! Dizem que Koln é uma das cidades alemãs com maior número de brasileiros! Imagino a cidade decorada para o Natal... deve ficar linda. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não associar né?! Faz parte da cidade e vice-versa. Deve ser realmente bonita com decoracao de natal, mas pra isso fomos muito cedo.

      beijao

      Excluir
  2. Me diz se não é uma das cidades mais lindas do mundo? =)
    Quando fui encontrar meu namorado pela primeira vez, foi em Köln, e lá passamos maravilhosos 3 dias, visitamos tudo, e por isso, decidi estudar lá, e poder estar em Köln todos os dias da semana por um bom tempo^^

    Vi suas fotos e me bateu uma saudade^^ Em 30 dias estarei aí de novo! Adorei as informações!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, não sei posso dizer que é a mais linda... porque a cidade em si nao achei tao bonita não... claro que a paisagem com o Dom é fantástica, mas na minha listinha entrariam outras cidades antes de Köln. Mas, que bom que vc encontrou uma cidade que vc ama tanto e que agora pode chamar de sua, e que seus sonhos estejam se realizando e logo lá!!! Isso é sempre muito bom!!
      beijinhos

      Excluir
  3. oI... essa catedral é simplesmente DIVINA!!!
    ah! concordo com que você respondeu acima...
    beijao

    ResponderExcluir
  4. Como assim voltar ao Brasil?? Você está nos abandonando??
    Pôxa...
    Se tiver um tempinho passe lá no meu blog para participar de uma brincadeira de perguntas/respostas!

    Beijo,
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente essa é a realidade Karen, só tenho pouco mais de 1 ano por aqui :( e não é nem por vontade própria... mas enfim...um dia eu volto, ahhhh se volto!!

      Já dei uma passadinha lá no blog e adorei a brincadeira e a menção!! Brigadinha!! As coisas andam meio corridas por aqui, mas quando tiver um tempinho respondo as perguntinhas, ok?!

      beijosss

      Excluir
  5. Köln é tão linda mesmo! Que emocionante deve ser pra ti visitar essa catedral incrivel e saber que ali tua bisavó foi batizada, demais!
    A primeira vez que vi a catedral fiquei literalmente de boca aberta, era um sonho antigo conhecê-la pessoalmente.
    E tem tanta igreja nessa cidade! Nossa, muito sino tocando hahaha!
    Ainda não subi na torre, mas volto lá pra subir sim.

    E vocês deixaram um cadeado na ponte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi com certeza ainda mais emocionante pra mim do que já seria normalmente! E como tem igreja em Köln né? Muitas, muitas!! A gente adora visitar igrejas, elas contam muita da história dos lugares!!! Quando for subir na torre prepare o fôlego!! hehehhe Vale a pena, mas cansa!!

      Nao deixamos cadeado nao! Nunca deixamos cadeado em pontes ainda, mas se fizermos queremos fazer aqui em Hamburg, antes de irmos embora e quem sabe voltar um dia pra ver se ainda estará lá, muito provavelmente nao porque os daqui eles tiram com bastante frequencia, mas ia ser mto interessante!

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...