Pular para o conteúdo principal

Laternenzug em Harburg

Ontem participamos do Laternenumzug aqui de Harbug!! Desde o ano passado que eu queria participar, achei até que já tinha passado, mas quando vi que ainda ia ser marquei no calendário e então fomos lá ontem conferir qual é a do negócio. Lembro das aulas de alemão que a mami ainda deu pra gente com aquele livrinho de alemão pra crianças, o Wer? Wie? Was?(algém conhece?), e de lá eu lembro de ter uma parte falando do tal do Laternenlaufen, ou alguma coisa relacionada a isso, quem sabe mesmo mostrando como se montam as tais das lanternas, não lembro mais, mas enfim, queria descobrir como é que era e só a idéia de pessoas andando pelas ruas segurando lanternas, que muitas vezes foram feitas por elas mesmas me deixava bastante intrigada. E essa musiquinha aí de baixo é a que sempre me vem à cabeça quando ouço a palavra Laterne, pelo menos as duas primeiras frases...

                   


E eu amei o passeio, foi super divertido andar com aquela multidão toda pelas ruas do bairro atrás da bandinha, muito divertido!! Sim, tinha bandinha tocando, me senti quase como num desfile de sete de setembro, porque no Brasil a única relação que eu já tive com essas bandinhas foi em desfiles desse tipo, então às vezes eu esperava ouvir algum música conhecida, mas não aconteceu. Procurei agora algumas musicas referentes ao tema e percebi que eles tocaram algumas delas, devia ter feito isso ontem antes de ir, daí não teria ficado tão perdida... ehhehhe... Antigamente o pessoal ia cantando as musicas, ontem não tinha ninguém cantando, vez ou outra uma criança tentava cantarolar alguma coisa, mas não foi muito não. O percurso começou em frente à Rathaus de Harburg e foi percorrendo ruelas até o Schwarzenbergerpark onde teve show de fogos. Nessa parte foi interessante porque os alemães ficaram bem quietos, realmente prestando atenção ao show, eu me senti estranha, por mais que eu me irrite um monte quando no Brasil o pessoal fica gritando e batendo palma pra tudo (também em shows musicais e tal), aqui no máximo tinham uns adolescentes malas correndo e dizendo que tava entediado, sei lá, costume eu acho né, diferenças culturais, eu achei bem mais legal assim, por mais que estranhando no começo. Ano que vem quero ir de novo, e dessa vez vou fazer e levar a minha própria lanterna!!! Alguém quer me acompanhar??

Harburg Rathaus
Lukas
eu
Laternenumzug
Schwarzenberg
eu
Schwarzenberg
show de fogos
No post abaixo escrevi um pouco sobre a história, divirtam-se e não esqueçam de comentar!!

Comentários

  1. Oi Babi,
    Fico feliz quando conheço um blog novo e me encanto.Foi o que aconteceu aqui.
    Lindo blog e que evento mais lindo!
    Prazer conhece-la.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda Lylia!!! Fique à vontade pra voltar e comentar quando quiser!!
      beijo

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...